domingo, 5 de janeiro de 2014

O TRONO DE MISERICÓRDIA. ONDE JESUS ESTÁ AGORA.

Amados Irmãos: 
Gostaria de tecer alguns comentários sobre a mensagem A BRECHA, pregada pelo nosso profeta. Espero contribuir para que todos tenham uma melhor compreensão e não fiquem às margens, mas que permaneçam no centro desta poderosa Mensagem, pregada pelo profeta William Marrion Branham 
O irmão Branham pregou a mensagem “A BRECHA” EM 17 DE MARÇO DE 1963 . Nota-se que parágrafo 6, ele fala de quando aconteceu o evento do Cânion Sabino, que foi por volta de uma semana anterior ou com ele mesmo disse, 10 dias antes dele ter pregado essa mensagem. Portanto, torna-se o dia 07/03/1963 como sendo o dia mais provável da Visitação dos Anjos, onde a Espada do Rei foi colocada na mão dele e não propriamente no mesmo dia em que houve a aparição da nuvem misteriosa, no dia 28 de Fevereiro de 1963. O sinal da Nuvem além de ter  sido uma vindicação do Ministério dele, também foi um prelúdio do que iria acontecer posteriormente que se tratou A Revelação dos Selos. 
A mensagem “A Brecha” tem sido mal entendida por muitos irmãos e pregadores. Ela está sendo o marco principal para concepção de interpretações adversas, como, por exemplo, de que a Saída de Jesus do Trono de Intercessão, tenha ocorrido em 1963. Percebo ainda, a existência de uma recente corrente de pregadores que estão retificando a hipótese anterior de que “Jesus Tinha deixado o Trono de Intercessão” e que agora estão dizendo que “O Trono é que foi mudado do lugar, do céu para o coração do homem”. Entretanto, talvez esqueçam que o Espírito Santo veio no dia de Pentecostes e permanece, desde aquela época, no coração humano daqueles que recebem a Palavra de Deus revelada em seus corações. 
Apenas para reflexão, é fato que antes da Pregação dos Selos (1963) o irmão Branham pregou a Mensagem APOCALIPSE QUATRO, 3ª PARTE, TRONO DE MISERICÓRDIA ONDE DISSE NO PARÁGRAFO
328 : “Agora, estamos vivendo em outra era. Glória. Oh, eu amo esta era. Você não ama? Agora, Deus tem um
lugar de misericórdia hoje para ser guardado. Crê você nisto?
O n d e O L u g a r D e M i s e r i c ó r d i a É
Encontrado? No Coração Do Homem. ONDE ELE ENTROU NO C O R A Ç Ã O D O H O M E M ? N O
D I A D O P E N T E C O S T E S Q U A N D O O E S P Í R I T O S A N T O ( Q U E É D E U S ) E N T R O U N O S
C O R A Ç Õ E S H U M A N O S . É isto correto? Agora, vamos anotar isto aqui, e se prepare para desenhar isto, se
você deseja fazê-lo. Pentecostes, P-e-n-t; eu direi: Pentecostes. E S T E É O L U G A R D E M I S E R I C Ó R D I A ,
O E S P Í R I T O S A N T O . Colocado aqui. lhe direi uma coisa, farei mais apropriado, vamos colocar aqui a “Pomba” que significa o pássaro. Vêem? Correto, guardando o lugar de misericórdia. Agora tem Deus guardas para o lugar de misericórdia”hoje? Agora aquilo. . . Agora, observe quão lindo é desenhado.”  
Em outro assunto, no parágrafo 65 da mesma mensagem (Trono de Misericórdia) em um trecho de sua oração o profeta menciona que: “E, Senhor, deixe-nos, através do Espírito Santo, alcançar aquela Palavra e obter aquelas verdadeiras coisas e atá-las no Calvário através da Palavra, e vermos que Nele temos a plenitude e as riquezas, e as bênçãos e a glória. E -- e tudo vai a Ele, O QUAL É DIGNO, Q U E V E I O E T O M O U O L I V R O
D A M Ã O D I R E I T A D A Q U E L E Q U E E S T A V A A S S E N T A D O N O T R O N O , E E L E M E S M O S E
ASSENTOU, POIS ELE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MU N D O ”. Portanto, bem antes da pregação dos Selos, ele já mencionava a mesma coisa, citada por varias vezes na mensagem “A Brecha”. Isto descarta a hipótese Dele ter saído do Trono de Intercessão no ano de 1963. Se o Espírito Santo já estava na terra desde o dia de Pentecostes, seria insensato atribuir mais uma Vinda Espiritual ao coração do homem, no ano de 1963. O que ocorreu, não só em 1963, mas em todo o ministério do irmão Branham, foi a Manifestação, a Revelação do Ministério do Filho do Homem nos últimos dias para preparação da Noiva para receber a Segunda Vinda de Cristo, restrita aos eleitos e àqueles ressurgirão dentre os mortos e aqueles que estiverem vivos, juntos serão transformados para se encontrarem com Ele nos ares. Em outras palavras, se o Cordeiro foi morto antes da Fundação do Mundo, então é obvio que o Cordeiro também saiu do Trono antes da fundação do mundo. 
Todos os irmãos e pregadores precisam entender que a mensagem em questão, foi pregada baseada nas visões que JOÃO estava recebendo de Deus enquanto estava na ilha de Patmos . Por várias vezes, o irmão
Branham utilizou o mesmo tempo verbal que JOÃO em Apocalipse .  . Por exemplo: Quando o Profeta diz “Então ele tomou o livro da mão dono original ” ele não está falando que isto aconteceu naquele dia, naquele momento que ele estava pregando, pois referia aos escritos da visão que o próprio JOÃO deixou narrado na Bíblia.  
No livro de Apocalipse, é possível perceber que, nos versículos que João escreveu, mesmo que existam verbos no tempo passado, estes se referem ao futuro, sendo que em outras partes também são narradas no tempo presente e  também no futuro. Isto deveria fazer com que os irmãos vissem a mensagem “A Brecha” apenas com olhos espirituais para entender e discernir os espaços de tempos que o irmão Branham usou para captar exatamente o que ele pregou. Se todos tivessem essa perspicácia não haveria tantas confusões. Embora muitos irmãos e pregadores que afirmarem que estão “lendo as entrelinhas”, muito pelo contrário, estão esbarrando apenas na parte textual (literal) e esquecendo-se da contextual que vai além daquilo que está simplesmente dito ou escrito. 
Diante das distintas interpretações que surgem da Mensagem a Brecha, e importante salientar que há, no mínimo, a necessidade de se fazer discussões neste sentido, no bom espírito, para que todos possam ter o mesmo e verdadeiro entendimento. E foi pensando assim que resolvi fazer uma síntese (resumo) dessa mensagem acompanhado por alguns comentários sobre essa maravilhosa Mensagem do irmão Branham.  
Que Deus abençoe! 
Nos parágrafos a seguir, o irmão Branham descreve o acontecimento do monte Sabino, que conforme já dissemos, aconteceu dia 7 de Março de 1963. Então resta apenas entender que o Sinal da Nuvem aconteceu em um dia, a Espada do Rei caiu na mão do profeta em outro dia, e a Revelação dos Selos, aconteceram nos dias subseqüentes. Muitos pregadores acham que os dois primeiros eventos ocorreram no mesmo dia, e não foi dessa maneira como é citado até em outras mensagens. 
6 Quantos aqui leram Senhores, é Este o Tempo ? Ou, ouviram, vocês sabem, Senhores, é Este o Tempo? Isto me preocupou um pouquinho. Se não ouviram, eu desejo, que de alguma forma, se vocês pudessem obtê- la para ouvir ou de alguma maneira. Me incomodou. Eu desejei colocar isto antes de começar o culto. CERCA -- DE UMA SEMANA OU DEZ DIAS ATRÁS, EU FIQUEI TÃO TURBADO. Eu realmente. . . Eu -- eu - - eu realmente não, eu não assumia os cultos ou qualquer coisa, porque eu -- eu não sabia. Parecia que podia ser algo ruim, e eu não sabia realmente o que era aquilo. Então eu. . . 
7 NUMA MANHÃ, EU ME LEVANTEI PARA IR PARA O CÂNION SABINO , o qual fica de casa trinta minutos de carro. . . ou quarenta, ao topo do Cânion Sabino, e então tem uma estrada de trinta milhas montanhas acima. 
10 E então, enquanto eu estava orando, uma coisa estranha aconteceu. Eu eu -- eu quero ser honesto. Agora, pode ser que eu tenha dormido. Isto pode ter sido uma espécie de um transe, ou isto pode ter sido uma -- uma -- uma visão. Eu estou mais ou menos inclinado a crer que tenha sido uma visão. Tanto que eu tinha minhas mãos estendidas, dizendo: “Senhor, o que aquela explosão significa? E o que aqueles sete Anjos numa constelação em forma de – de pirâmide, que me levantaram do chão e me viraram para a direção leste, o que significa aquilo?” 
11 Eu permanecia ali, em oração e algo aconteceu. E, agora, alguma coisa caiu em minha mão. E eu sei, se vocês não entendem as coisas espirituais, isto pode parecer muito estranho. Mas alguma coisa tocou minha mão. E, quando eu olhei, era uma espada. E o cabo era feito de pérolas, as pérolas mais lindas que eu já vi. E a -- a proteção, vocês sabem, onde. . . Eu acho, que é para proteger suas mãos de serem atingidas, vocês sabem, enquanto você está. . . as -- a pessoas estivessem duelando; era de ouro. E a lâmina do sabre não era muito comprida, mas ela era uma navalha afiada; e ela era de prata reluzente. E ela era a coisa mais linda que eu já vi. Ela se encaixava exatamente em minha mão. E eu a estava segurando. Eu disse: “Não é linda?” Eu olhei para ela. E eu pensei: “Mas, vocês sabem, eu sempre tive medo de uma espada.” Eu estava contente por ter vivido fora dos dias em que eles as usavam, porque eu – eu tenho medo de uma lâmina. E por isso eu -- eu pensei: “O que faria eu com isso?
 24 E houve um 4º capítulo, ou melhor, de Apocalipse, e, nele, foi revelado algo que aconteceria depois que a igreja subisse. POIS, A IGREJA SOBE NO CAPÍTULO 3 DE APOCALIPSE E NÃO RETORNA ATÉ O CAPÍTULO 19 DE APOCALIPSE. Vêem? Por conseguinte, a igreja não passa pela tribulação. Eu sei que isso é contrário ao -- ao ensinamento de quase todo mestre com quem já conversei. Mas eu – eu -- eu não pretendo discordar. Eu -- eu pretendo ser seu irmão, não obstante, eu devo ensinar exatamente como eu posso ver isto. Se eu não o fizer, eu não posso unir isto, vejam vocês. E agora, se ela sobe antes da tribulação ou após a tribulação, eu quero subir com ela. Esta é a coisa principal 
29 Este livro selado com Sete Selos é revelado no tempo dos sete trovões de Apocalipse 10, agora se vocês estiverem anotando. Vamos passar para Apocalipse 10, por um momento, assim vocês terão um entendimento antes de entrarmos nisto. Agora, isto é no tempo final. Ouçam: . . . e vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima de sua cabeça estava o arco celeste, . . . 
30 Se vocês observarem, esse é Cristo, vejam. Porque, Ele, no Antigo Testamento, foi chamado o Anjo do Pacto. E ELE ESTÁ VINDO DIRETAMENTE PARA OS JUDEUS AGORA, POIS A IGREJA TEM CHEGADO AO FIM . Vêem? Correto 
33 Nós sabemos que Ele é o Leão da tribo de Judá. Lá Ele é um Cordeiro, mas aqui Ele é o Leão. Vêem? 
Comentário: Poucos anos atrás, fizeram a alteração do verbo “está” no parágrafo seguinte (41), trazendo para paro o presente do indicativo, com o propósito de adequar a tradução anterior que estava no tempo futuro (estará). Entretanto isto não afeta o conteúdo, pois, se o irmão Branham, ao estar pregando, ele pode estar vendo ou fazendo “um quadro futurístico”. Portanto, ele poderia usar o verbo no tempo presente, mesmo em se tratando do futuro o que faz que o entendimento não sofra distorções porque, como já mencionado, é como se o irmão Branham estivesse se transportando para o futuro para estar expondo o quadro mesmo  usando o verbo no presente. Além disto, se cremos que os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro na Segunda Vinda de Cristo, é evidente perfeitamente passível de ser notório que o irmão Branham estará, ou está (como muitos preferem) nessa  Segunda Vinda do Senhor Jesus, pois ele ressuscitará juntos com os santos que dormem. 
41 E quando os Selos forem rompidos e o mistério for revelado, desce o Anjo, o Mensageiro, Cristo, colocando Seus pés sobre a terra e sobre o mar, com um arco-iris sobre Sua cabeça. AGORA, RECORDEM, ESTE SÉTIMO ANJO ESTÁ NA TERRA NO TEMPO DE SUA VINDA . (Comentário: Notem que ele nem disse que o sétimo ano estará no dia da Sua Vinda, mas disse no tempo de Sua Vinda. 
No parágrafo a seguir, podemos observar que o irmão Branham menciona dois Anjos. Mesmo dizendo indiretamente, sabemos que ele está falando dele próprio(que é o Anjo Mensageiro) e o de Cristo que estará colocando os pés em locais distintos. 
45 Agora, todos os mistérios, neste tempo, seriam concluídos ao soar deste mensageiro. Agora, aqui está o anjo sobre a terra; e “outro” Anjo, poderoso Mensageiro, desce. Vejam, este anjo era um anjo terreno, mensageiro ; mas, aqui vem Um do Céu, um arco-íris, pacto, vejam, só poderia ser Cristo.  Comentário : Notem aqui que o irmão Branham já usa o verbo no pretérito imperfeito , quando se referiu ao anjo que era ele mesmo. 
Comentário : No parágrafo 47 e 61(a seguir), as expressões usadas pelo irmão nos levam a pensar que O TEMPO JÁ NÃO É MAIS COM A REVELAÇÃO OU ABERTURA DOS SELOS. Entretanto Irmão Branham respondendo a uma pergunta na Mensagem PERGUNTAS E RESPOSTA Nº 3, PREGADA EM 30 DE AGOSTO DE 1964 , no parágrafo 141 ele disse assim: NÃO, NÃO! O TEMPO NÃO TERMINOU QUANDO OS SELOS FORAM ABERTOS. CONFUNDIRAM ISTO. O QUE ACONTECEU: OS MISTÉRIOS FORAM REVELADOS; NÃO QUE O TEMPO CESSOU. VÊ? SOMENTE OBSERVE. OBSERVE ATENTAMENTE AGORA, E - RODE A FITA, SE VOCÊ TEM ISTO NA FITA. VÊEM? 
47 E aqui Ele retorna no capítulo 10, após chegar o tempo, quando todos os mistérios são concluídos e os Selos são rompidos e a proclamação de que o “TEMPO JÁ NÃO É MAIS .” E ele diz: “Quando o sétimo Anjo tivesse começado a tocar, então os mistérios seriam consumados, e é o tempo para o Anjo aparecer.” Nós estamos perto, em algum lugar. Correto. Agora, observem. 
48 Os Sete Selos contêm o mistério do Livro. Até que possamos ver o que estes Sete Selos têm selado por dentro, estamos APENAS PRESUMINDO ESSAS COISAS . Porque, como eu lhes disse, esta manhã, em
minha singela mensagem desta manhã, de Deus Escondido em Simplicidade . Vejam vocês, estamos. . . Estamos seguros que passaremos tudo por alto a menos que isto seja absoluta, genuinamente revelado pelo Espírito Santo, e vindicado por Ele mesmo. Vêem? Se o profeta se levanta e diz a você que isto é aquilo, e Deus não vindica a coisa, esqueça-a. Vêem? Mas Deus em cada declaração, em cada coisa, tem que vindicar aquilo para torná-la correta. Vêem? Então, Seus filhos observarão estas coisas, vejam, e estarão alertas, observem. 
50 E este Livro selado com Sete Selos, vocês recordem, ele estava fechado aqui, em Apocalipse capítulo 5, e em Apocalipse capítulo 10 ele está aberto 
52 Está escondido. Agora recordem: “Nenhum homem no Céu, nenhum homem na terra, papa, bispo, cardeal, presbítero estatal, ou seja, lá quem ele for, pode romper esses Selos, ou revelar o Livro, senão o Cordeiro.” E TEMOS CONJECTURADO, PRESUMIDO, TROPEÇADO, E INQUIRIDO, E -- E ESSA É A RAZÃO PELA QUAL ESTAMOS TODOS NUMA GRANDE CONFUSÃO.. 
53 Mas com a divina promessa que este Livro de Redenção será perfeitamente aberto pelo Cordeiro, e os Selos serão desatados pelo Cordeiro, nos últimos dias nos quais nós estamos vivendo agora. E não é dado a conhecer até que o Cordeiro tome o Livro e rompa os Selos, porque recordem, o Livro estava sendo retido nas mãos Daquele que estava sobre o Trono. “E o Cordeiro vem ao Que se assenta sobre o Trono e toma o Livro de Sua mão direita.” Toma o Livro! Oh, isto é profundo. Tentaremos esclarecer isto se pudermos, pela ajuda do Espírito Santo. Agora nós estamos dependendo Dele . E NÓS VEREMOS MAIS TARDE, ISTO É NO FIM DO TEMPO “QUANDO O TEMPO TIVER ESGOTADO.” 
Comentário: O parágrafo seguinte, se lido de forma isolada, também gera certa dúvida porque o irmão Branham fala que o livro só pode ser revelado até que a eras da igreja tenha terminado e não haver mais tempo. Mas respondendo a outra pergunta na mensagem “ PERGUNTAS E RESPOSTA Nº 4 PREGADA NO 30 DE AGOSTO DE 1964, ele diz nos parágrafos 74 e 75 que a Era de Laodicéia não terminou, e que quando terminar a era entra em Caos: 74 “NÃO, NUNCA DISSE QUE TERMINOU . se o disse, me entendeste mal, eu o disse mal. é - ESTA É A ÚLTIMA ERA DA IGREJA, É O FINAL DAS ERAS DA IGREJA, LAODICÉIA . NÃO TEM TERMINADO, A IGREJA SE TEM IDO QUANDO TERMINAR . Assim sendo ENQUANTO A IGREJA ESTIVER AQUI, NÃO TEM TERMINADO . vêem? 75 Não, não, não, estás...Gostaria de poder ter mais tempo que isso. Vêem, vêem? A NOIVA, QUANDO ELA É TIRADA DA IGREJA, ENTÃO A ERA DA IGREJA CESSARÁ . LAODICÉIA ENTRA EM CAOS, A NOIVA VAI À GLÓRIA , E COMEÇA O PERÍODO DA TRIBULAÇÃO SOBRE AS VIRGENS NÉSCIAS POR TRÊS ANOS E MEIO ENQUANTO ISRAEL ESTÁ RECEBENDO SUA PROFECIA ; LOGO A TRIBULAÇÃO COMEÇA SOBRE ISRAEL E ENTÃO CHEGA A BATALHA DE ARMAGEDON QUE DESTRÓI TODAS AS COISAS . E DEPOIS A NOIVA REGRESSA COM O NOIVO POR MIL ANOS: O REINADO DO MILÊNIO; DEPOIS DISSO VEM O JUÍZO DO TRONO BRANCO; DEPOIS DISSO VEM OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA E A NOVA CIDADE DESCENDO DO CÉU , DE DEUS. A ETERNIDADE E O TEMPO SE MISTURAM JUNTAMENTE” 
55 Este Livro não é revelado até que as Eras da Igreja e eras denominacionais tenham acabado, “e não houver mais tempo.” Vêem isto? Isso só é revelado após as Eras da Igreja e as eras denominacionais terem acabado. 
56 Essa é a razão pela qual a coisa está tão enredada esta noite. Vejam, eles tomam uma pequena doutrina e eles correm aqui para um lado e dizem: “Isto é isto!” Outro toma uma outra doutrina e escapa para este lado e diz: “Isto é isto!” E cada um constrói uma denominação sob aquilo, até que temos centenas de denominações. Mas ainda em todas elas, vocês vêem a confusão, o povo está querendo saber: “Qual é a verdade?” Se essa não é a condição hoje. . . 
57 Mas então, Ele promete que: “Quando o tempo tiver terminado, haverá o som da voz do sétimo Anjo e em seguida o Livro será revelado”, VEJAM, NAQUELE TEMPO . 
61 Mas então, na última era, todos estes mistérios devem ser esclarecidos e explicados. E os Selos devem ser abertos pelo CORDEIRO E REVELADOS À IGREJA E ENTÃO O TEMPO NÃO SERÁ MAIS . Vêem? Quão maravilhoso! Então, o Livro, então, é um Livro de Redenção. Pois, isto prossegue 
66 Agora, enquanto temos as Escrituras abertas, vamos. . . Vejam, o ESPÍRITO SANTO AQUI, ELE MESMO, É UM SELO. O ESPÍRITO SANTO É UM SELO. E UM SELO SIGNIFICA (O QUE?) UMA OBRA CONSUMADA, O ESPÍRITO SANTO SENDO UM SELO PARA O INDIVÍDUO . E para aquele indivíduo, quando ele recebe o Espírito Santo, então seu tempo de gemer termina, veja, porque é uma obra consumada 
69 Então, elas são seladas para seu destino eterno. Nada existe que possa violar aquele Selo. A Bíblia. . . Você está anotando sua Escritura. Efésios 4:30 diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Retenha essa palavra: “Redenção,” veja. Até o dia que o Livro da Redenção tenha sido revelado e o Redentor venha para reclamar Sua possessão! Nada pode fazê-lo. Vêem? “Não entristeça-O.” Permaneça. . . Faça as coisas que agradam a Deus, pois o Livro está selado agora e você está selado. O Espírito Santo, Ele Mesmo, é o Selo. 
77 Oh, que coisa! Oh, que coisa! Não faz isto a nós, pessoas idosas, nos sentir bem? Devia nos fazer sentir bem, esperando por esta hora. Nós entendemos que isto acontecerá na primeira ressurreição. Vêem? A natureza está gemendo. Nós estamos gemendo. Tudo está gemendo, porque entendemos que alguma coisa não está correta. E A ÚNICA MANEIRA PELA QUAL VOCÊ PODE GEMER E ESPERAR POR ISTO, É PORQUE ALI TEM UMA NOVA VIDA ENTRANDO A Q U I , QUE FALA DE UM NOVO MUNDO. 
116 Agora, oh que coisa! AGORA, O TÍTULO DE PROPRIEDADE PERDIDO ESTÁ AGORA NAS MÃOS DO PROPRIETÁRIO ORIGINAL, DEUS TODO PODEROSO . O documento de propriedade da terra, e da Vida Eterna, quando Adão o perdeu; as mãos sujas de Satanás então não puderam tomá-lo, por isto ele voltou para o proprietário original, Deus Ele mesmo. Nós vamos encontrar isto em apenas um minuto. LÁ ELE SE ASSENTA NO TRONO COM ELE EM SUA MÃO, O DOCUMENTO DE PROPRIEDADE. [O IRMÃO BRANHAM BATE PALMAS - Ed.] Oh, isto me faz sentir religioso. O documento de propriedade da vida eterna, escritura de propriedade da Vida Eterna, quando Adão o perdeu por sabedoria, ao invés de fé, ele voltou para as mãos do Proprietário, o Deus Todo Poderoso. Que coisa grandiosa! 
117 Correto, esperando. O que está sucedendo? Nas mãos de Deus, esperando ser reclamado por meio da redenção. Ele preparou um caminho de redenção, ele preparou um caminho de volta, e algum dia deve ser tomado de volta pelo Redentor. Vocês vêem onde nós estamos chegando, agora? OBSERVEMOS BEM ESTE QUE ESTÁ ASSENTADO NO TRONO. CORRETO, ESPERANDO A REIVINDICAÇÃO DA REDENÇÃO, SUA REDENÇÃO . 
140 Cristo tem nos redimido agora. Nós estamos redimidos agora. MAS ELE NÃO TEM RECLAMADO SUA POSSESSÃO AINDA. Agora, você pode diferir com isso, mas espere um minuto, veja. Nós veremos. Vêem? Ele não tem reclamado. Vêem? Se Ele tomou o Livro da Redenção, tudo que Adão tinha e tudo que ele perdeu, Cristo redimiu de volta. E Ele já tem nos redimido. MAS ELE NÃO TOMOU POSSE AINDA ; ELE NÃO PODE ATÉ O TEMPO APONTADO. E ENTÃO VIRÁ A RESSURREIÇÃO E ENTÃO A TERRA SERÁ RENOVADA OUTRA VEZ. E Ele tomará posse, Sua possessão que Ele obteve quando Ele nos redimiu, mas nós faremos isto no tempo designado. Oh, que coisa ! 
195 Observe, de onde Ele veio. De onde Ele veio? Veio do Trono do Pai, onde Ele tinha estado assentado desde que Ele foi imolado e ressuscitado novamente. “ELE LEVANTOU E SE ASSENTOU À MÃO DIREITA DE DEUS, VIVENDO PARA SEMPRE PARA FAZER INTERCESSÕES.” AMÉM. LEVANTOU LÁ, HOJE, COMO UM INTERCESSOR COM SEU PRÓPRIO SANGUE, PARA FAZER INTERCESSÕES PELA IGNORÂNCIA DO POVO. Agora, esse é o Único de quem estou dependendo. Ele ainda estava coberto com o cloro, o cloro do perdão do pecado. 
201 O Cordeiro vindo da Glória, para intercessões, correto, para reclamar agora por Sua redenção! Recordem, Ele aqui tinha estado em Sua obra de mediação. Mas, recordem, estes Selos estão prontos para serem abertos e o Cordeiro vem do santuário de Deus, se apresenta 
202 ESPEREMOS ATÉ CHEGARMOS ALI, NAQUELA HORA, TOMARMOS AQUELA “MEIA HORA ” QUE É DE SILÊNCIO. Com fumo no santuário. Não há mais intercessão . O Sacrifício saiu . É um trono de julgamento. Não há mais sangue, pois o Sangue que cobria o Cordeiro tem saído . Não espere você até aquele tempo . Recordam do Velho Testamento? Uma vez que o sangue não estivesse no propiciatório,
havia julgamento; mas desde que o sangue estivesse ali, havia misericórdia. [O irmão Branham bate no púlpito cinco vezes - Ed.] Mas quando o Cordeiro saiu, isso terminou! 
204 Aqui vem Ele, do lugar de intercessão . Para que está Ele vindo agora? Observe-O! Oh, oh, oh, [O irmão Branham bate palmas três vezes - Ed.]  
205 JOÃO estava chorando . E isso? Que ia acontece 
Comentário : O parágrafo a seguir, se for lido isoladamente dá-se a entender que os dias de intercessão terminaram. Mas observem, se for ligado aos parágrafos anteriores, ao próprio parágrafo e outras mensagens posteriores, está relacionando a descrição da revelação de João. Portanto, resta entender que ele está narrando parte da visão de JOÃO . Nota-se também que em quase todos os parágrafos seguintes, o irmão Branham está narrando a visão de João 
208 Aqui vem um Cordeiro, imolado. E Ele veio. Oh! (O que?) para fazer sua reivindicação sobre Sua redenção. Amém. Oh! Oh! Eu. . . Não sente você o desejo de se distanciar um pouco a um canto e se assentar e chorar um pouco? 
Aqui vem um Cordeiro, ainda ensangüentado. JOÃO . . . Não havia nada lá; todas as celebridades estavam ao redor, mas não havia nenhum deles que pudesse fazê-lo. ENTÃO, AQUI VEM O CORDEIRO, AGORA. SEUS DIAS INTERCESSÓRIOS HAVIAM TERMINADO, OS DIAS DE MEDIAÇÃO . 
212 E recordem, isto vem na sétima era da igreja, quando os mistérios de Deus serão abertos. Agora vejam bem de perto. Isto é algo que você deve apanhar. Agora, Ele tinha feito Sua obra de mediação, fazendo intercessões pelo crente. Por dois mil anos Ele lá atrás , um Cordeiro. Agora, Ele está Se movendo da Eternidade, para tomar o título de propriedade do Livro e romper os Selos e revelar os mistérios. QUANDO É ISTO? NO FIM DO TEMPO . 
217 Mas quando o mediador, quando Sua obra tem terminado como um Intercessor, Ele aparece . E JOÃO . . . o ancião disse: “Ele é um Leão.” E Ele vem. Observe-O. Oh, que coisa! Vêem? Ele vem tomar o Livro, agora observe, revelar os mistérios de Deus, que outros tinham conjecturado, em todas essas eras denominacionais. 
223 Vejam “O tempo se acaba.” Apocalipse 10:6, “Não há mais tempo .”  
226 Agora QUANDO ELE VIU ESTE CORDEIRO , JOÃO OLHANDO PARA ELE , Ele parecia ter sido imolado, ensangüentado. E tinha vindo da eternidade e Ele parou de ser um Mediador 
Comentário: No próximo parágrafo, o irmão Branham volta ao presente e diz que Ele está de volta, fazendo intercessões. 
228 O Cordeiro é o único Mediador . Vêem? Ele foi Aquele que veio à frente. E o que fez Ele agora? ELE TEM ESTADO DE VOLTA AQUI INTERCEDENDO, ATÉ QUE SEU SANGUE TENHA FEITO EXPIAÇÃO POR CADA PESSOA 
Comentário: Agora ele volta à visão de João e começa a descrever novamente. 
238 Vejam, ele não é um animal. “Ele tomou o Livro da mão direita Daquele que estava assentado sobre o Trono .” Quem era este? O -- o Proprietário, o Dono original, que tinha o Livro da Redenção em sua mão direita . E nenhum Anjo, nenhum ser angelical, nada mais podia tomar o lugar. “E este Cordeiro ensangüentado caminhou e tomou o Livro de Sua mão.” Que foi? Irmão, esta é a coisa mais sublime na Escritura. Amém! Um ato que nem um Anjo, nem nada poderia executá-lo. “E O CORDEIRO VEIO E O PEGOU DA MÃO DIREITA DAQUELE QUE ESTAVA ASSENTADO NO TRONO.” 
242 E Ele caminhou diretamente para a mão direita de Deus e tomou o Livro de Sua mão, e reclamou Seus direitos. “Eu tenho morrido por eles. Eu sou o Parente Remidor deles. EU SOU. EU SOU O MEDIADOR. MEU SANGUE FOI DERRAMADO. E ME TORNEI HOMEM E EU FIZ ISTO A FIM DE TER A IGREJA DE VOLTA NOVAMENTE, A QUE EU VI ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Eu tenho proposto isto. Eu falei que estaria ali. E ninguém foi capaz de tomá-lo, mas Eu desci e o fiz, Eu mesmo. Eu sou da parentela deles! Eu me tornei parente!”. E Ele tomou o Livro. Amém! 
244 Agora, Ele tinha o Título de Propriedade da Redenção . Ele o tinha em Sua mão. A mediação havia sido feita agora. Ele o tinha em Sua mão. RECORDEM, ELE TINHA ESTADO NA MÃO DE DEUS, O TEMPO TODO, MAS AGORA ELE ESTÁ NA MÃO DO CORDEIRO . Agora vejam. O Título de Propriedade da Redenção, de toda criação, está em Sua mão. E Ele veio para reclamá-lo de volta, também, para a raça humana. Não reclamá-lo para os Anjos. Reclamá-lo de volta à raça humana, para quem foi dado, para fazer filhos e filhas de Deus novamente; trazê-los de volta ao Jardim do Éden, tudo que eles perderam; toda a criação, as árvores, a vida animal, tudo mais. Oh, que coisa! 
252 Agora, com o Cordeiro, com o Livro em Suas mãos, nós estamos prontos para rogar Sua graça e misericórdia sobre nós, para abrir o Livro selado com sete Selos para nós, E NOS DEIXAR OLHAR ALÉM DA CORTINA DO TEMPO, UM POUQUINHO . Oh! Veja, quando Ele tomou o Livro, o Título de Propriedade, Selado, (ponha isso em sua mente, agora) e rompeu os Selos do mistério, para revelar a eles, para trazê-lo aos Seus, vejam todos os Seus assuntos da Redenção.Comentário: O irmão Branham deixa claro nesse parágrafo que ele estava além do tempo ao afirmar:..” E nos deixar olhar além da cortina do tempo 
Comentário : O irmão Branham continua a descrever a visão de João, afirmando que Ele não é mais Mediador. Entretanto, se o parágrafo for lido na íntegra, pode-se perceber que os súditos não podem ir até que Ele tome os seus direitos da Redenção. Nos parágrafos que se seguem, uma mente espiritual poderá perceber que o irmão Branham se transporta para o futuro (visão de João) mesmo usando o verbo no passado ou presente. Isto é evidenciado no parágrafo 265, por exemplo, que ele fala que a “NOIVA JÁ ENTROU” e “ENTROU PARA AS BODAS DO CORDEIRO” e sabemos que isto não aconteceu ainda. 
255 Mas agora Ele vem daqui, neste último Selo. ELE NÃO É MAIS MEDIADOR . Ele é Rei agora. E que vai Ele fazer? Se Ele é um Rei, Ele tem que ter súditos . E SEUS SÚDITOS SÃO AQUELES que Ele redimiu, e eles NÃO PODEM VIR ANTE ELE ATÉ QUE ELE TOME OS DIREITOS DA REDENÇÃO . E agora Ele sai de Sua posição de Mediador; onde a morte nos colocou na sepultura, Ele vem com os diretos. Amém! 
256 “E mesmo aqueles que estiverem vivos e permanecerem até Sua vinda não impedirão àqueles que dormem. Pois a trombeta de Deus soará, aquela última trombeta.” Quando o último Selo for rompido e quando o sétimo anjo tiver dando Sua mensagem : “A última trombeta soará, e os mortos em Cristo ressuscitarão. E nós os que estivermos vivos e permanecermos, seremos arrebatados juntamente com eles a encontrá- Lo nos ares .” Ele clama! ELE SE ADIANTA AGORA PARA RECLAMAR SUA -- SUA POSSESSÃO . 
265 A NOIVA ENTROU . Há uma diferença entre a igreja e a Noiva. Sim, senhor! Oh. “ENTROU PARA A CEIA DAS BODAS.” Oh, veja, rapaz! [O irmão Branham bate palmas - Ed.] 
266 Os Selos foram rompidos (para que?) na última era da igreja para revelar estas verdades. Por quê? O Cordeiro rompeu os Selos e os revelou para Sua Igreja a fim de recolher seus súditos para o Seu Reino. Sua Noiva, vejam! Oh! ELE QUER TRAZER SEUS SÚDITOS PARA SI AGORA . 
268 Ele vem para apanhar Seus súditos . Ele revelou Seus segredos, e eles O reconheceram. E POR ESSE TEMPO, “O TEMPO JÁ NÃO SERÁ MAIS.” “JÁ SE ACABOU.” TEM TERMINADO . Correto. 
Comentário: No parágrafo a seguir, se não entrarmos no contexto, podemos correr o risco de falar que existe contradição, pois em uma parte, o irmão Branham disse que Ele deixa o trono para ser um Intercessor (mediador) e logo em seguida ele diz que não é mais Mediador. Existe, implicitamente, nessas duas afirmações, um intervalo de tempo entre uma fase e outra. Ele está falando, descrevendo dentro da visão de João.. 
269 ELE DEIXA O TRONO PARA SER UM INTERCESSOR , como um Cordeiro imolado; para ser um Leão, Rei; para trazer juízo ao mundo , que tem rejeitado Sua Mensagem. ELE JÁ NÃO É UM MEDIADOR 
270 Recordem do ensinamento do Antigo Testamento agora, enquanto nos apressamos. QUANDO O SANGUE SAÍA DO PROPICIATÓRIO, O QUE ACONTECIA? TRIBUNAL. 
271 E quando o Cordeiro, imolado, saiu da Eternidade, do Trono do Pai, e tomou Seus direitos foi então um tribunal. Então Ele já não é um Cordeiro, mas um Leão, Rei, e Ele chama por Sua Rainha para vir Se colocar ao Seu lado.
 278 Observe, aqui vem Ele. Deixa o Trono como um Intercessor, como um Cordeiro imolado; para se tornar um Leão, Rei, para trazer a julgamento o mundo inteiro que Lhe tem rejeitado. Nosso Redentor Parente então é Rei sobre todos. Por quê? Ele tem o Título de Propriedade da Redenção. Tudo isso está em Sua mão. Eu estou feliz por conhecê-Lo. Vêem? 
Comentário: Nos parágrafos a seguir o irmão Branham caminha para o desfecho da mensagem. E ele diz que quando Ele (Jesus) reclama sua herança, Ele liquida satanás. Mas sabemos o diabo não foi liquidado ainda.Tanto é verdade o irmão Branham fala claramente no PARÁGRAFO 291 da mensagem A Brecha, que  “ISTO ESTÁ COLOCADO NO FUTURO”  
279 ENTÃO RECLAMA SUA HERANÇA; ESSA É A IGREJA, A NOIVA. ELE A RECLAMA .  
280 QUE FAZ ELE ENTÃO? ELE LIQUIDA SEU CONTESTADOR, SATANÁS . Ele o lança no lago de fogo com todos aqueles que foram inspirados por Satanás, para rejeitar Sua Palavra de Redenção . 
284 Mas Ele disse à Igreja: “Eu te tirarei para fora.” Vêem? “Mas, primeiro eu tenho que ser um Intercessor  
291 Quando toda a criação estava gemendo; ninguém sabia o que fazer e JOÃO estava chorando. “Aqui vem o Cordeiro, venceu!” E este Livro estava nas mãos do -- do Dono Original, porque o homem tinha caído e o perdeu. E nenhum homem era capaz de tomá-lo, de modo algum, para redimir a terra; nenhum sacerdote, papa, nada, como eu disse. “Mas o Cordeiro surgiu!” Não Maria, não santo isto ou santo aquilo . “ O Cordeiro surgiu, sangrando, imolado, e tomou o Livro da mão direita Daquele que se assentava no Trono. ” E quando eles viram, ali estava o Redentor; e todas as -- as almas sob o altar, quando os Anjos, quando os anciãos, todos viram isto, quando isto foi feito. ISTO, TODAVIA, ESTÁ COLOCADO NO FUTURO. NESTA NOITE ELE É UM MEDIADOR , MAS ELE ESTÁ VINDO PARA ISTO. VEJAM. 
297 Que jubileu acontece no Céu quando aquele Cordeiro deixa aquele lugar intercessório para vir aqui reclamar os Seus 
Comentário: No parágrafo seguinte o irmão Branham faz um resumo da Tomada do Livro a Abertura do Livro e Selos. Notem que ele nem tinha pregado (aberto o entendimento) dos Selos ainda, o que prova que mesmo usando os verbos no passado, ele estaria referindo-se ao futuro. 
301 Mas a primeira coisa, que representou aquela redenção, foi o Cordeiro que havia sido morto desde a fundação do mundo. E ELE TOMOU O LIVRO, (GLÓRIA) ABRIU O LIVRO, E ROMPEU OS SELOS; E O ENVIOU ABAIXO PARA A TERRA, PARA O SEU SÉTIMO ANJO REVELÁ-LO AO SEU POVO! [A congregação regozija - Ed.] Aí está você. Oh, coisa! Que aconteceu? Os gritos, os louvores, os aleluias, a unção, o poder, a glória a manifestação! [A congregação continua se regozijando] 
310 Se você não tem se preparado ainda para encontrar o Cordeiro nos ares! E pelo poder que me foi conferido por minha comissão, dada pelo Deus Todo Poderoso e ministrada a mim por um Anjo, uma Coluna de Fogo, eu te desafio, no Nome de Jesus Cristo! Não tente encontrá-Lo unicamente como um membro de uma loja, uma igreja desta terra. 
Comentário: Depois e pregar a mensagem, mesmo falando que não havia mais mediador (usando verbos no passado, no presente, ele arremata em um dos trechos de sua oração:  
311 VENHA ENQUANTO O MEDIADOR, ATÉ ONDE EU SAIBA, CONTINUA SOBRE O TRONO, FAZENDO INTERCESSÕES . PORQUE HAVERÁ UM DIA QUANDO VOCÊ DESEJARÁ VIR E NÃO HAVERÁ NENHUM MEDIADOR. Pois se nós vemos a hora em que estamos vivendo, na sétima era da igreja , e os mistérios de Deus se tornado no que eles têm, com o vindicado Espírito de Deus mostrando tudo que Ele prometeu nos últimos dias, quanto tempo resta? Pecador amigo, venha. 
313 Pai há talvez alguém nesta noite aqui sem esperança. E eles são seres humanos inteligentes. E agora, se o Sangue permanece no propiciatório, que o Cordeiro saia do Trono, para seus corações nessa noite e revele a eles que eles estão perdidos . E com mãos ensangüentadas diga: “Venham enquanto é tempo para vir.” 
Comentário: No parágrafo anterior ele faz um convite para que o Cordeiro saia do Trono para os corações e se revelem aos perdidos. Isto não significa necessariamente que seja a saída literal, mas uma forma de convidar as pessoas a deixarem o Espírito Santo habitar em seus corações.  
Finalizando essa minha reflexão quero pedir que  Deus abençoe a cada pessoa, cada irmão, cada pastor, cada pregador. Que Ele  possa acrescentar o verdadeiro entendimento em seus corações. 
Quero deixar claro e evidente que a finalidade dessas minhas reflexões não é buscar uma promoção pessoal como já tenho ouvido. O único intuito é provocar, é promover uma discussão mais detalhada dos assuntos, pois que ao meu ver, ou estão sendo ignorado ou pelo menos não sendo tratados de maneira adequada, portanto resultando em confusões e surgimentos das mais varidas divisões em nosso meio. . 
Irmão Valdinei Luciano Brasília-DF Março/2013
valdineiluciano@gmail.com

Nenhum comentário: